sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Lupin III séries de TV

 










Faz três anos que em apaixonei completamente por Lupin III, um clássico dos animes praticamente ignorado no Brasil. Eu conhecia a reputação e tinha visto alguns trechos no Youtube há alguns anos antes, mas não esperava gostar  tanto do anime.

Lupin III conta a história do neto de Arsene Lupin, que um ladrão clássico da Literatura Policial. O anime tem muitos elementos de James Bond, misturado com história sobre crime e muita comédia pastelão.

Lupin III tem como aliados: Jigen, um exímio pistoleiro e melhor amigo de Lupin, Goemon  Ishikawa XIII, um samurai descendente de Goemon Ishikawa, uma figura histórica lendária do Japão, Fujiko Mine, a amada e rival de Lupin. Tem também Zenigata um inspetor de polícia que dedicou a carreira a prender Lupin, que é descendente de Heiji Zenigata, personagem de literatura policial japonesa.


  Comecei assistindo pela parte IV que ainda tem no Crunchyroll no final de 2020, essa parte está completa no Youtube oficial da TMS.


Lupin III tem oito, considerando o spin off Uma Mulher chamada Mine Fujiko e Lupin Zero.


Vou começar pela Parte I: Assisti essa parte por sorte, pois o canal da TMS Latino a disponibilizou completa em Espanhol no Youtube, embora a ordem de alguns episódios esteja trocada, não prejudica muito a compreensão.  A única exceção sobre ordem é o episódio 7, que tem ligação com o episódio 5. Não que se você assistir não entenda, mas quando eu assisti no Youtube achei estranho Goemon participar de um plano e só entrar na gangue quase no fim da série.

A Parte I de Lupin, conhecida com Green Jacked, lembra muito mais um filme de gangsters com toques de comédia. Nos primeiros episódios têm um tom um pouco mais de filme policial sobre o submundo do crime. Foi o primeiro anime com um tom mais adulto.

Confesso que o episódio que me fez querer ver Lupin foi o segundo, onde aprece um dos melhores e mais marcantes vilões da franquia o Pycal. Os episódios onde Goemon é introduzido à história são muito bons.

 O episódio quatro chamado “A Execução” é um clássico não só de Lupin como dos animes de maneira geral. Na história Lupin cai em uma armadilha de Zenigata e passa um ano preso. Zenigata no entanto espera o tempo todo por uma fuga de Lupin. Essa mesma história ganha um bom remake na parte IV.

 Outro destaque o episódio 9 “Os assassinos cantam blues” onde é revelado um pouco do passando de Fujiko, eterna amada e rival de Lupin. Eu acho esse episódio muito interessante e o único em que eu me comovi com o final do vilão da história. Em minha opinião daria um bom filme sobre a Fujiko.

Porém meu episódio favorito da série é também o ponto de virada quando a série se torna mais cômica. É o episódio 13, onde aparece Kyousuke Mamo, para mim o melhor vilão de Lupin. Kyousuke tem uma mistura de loucura, crueldade e pura patetice, que o tornam muito ameaçador. Acho que foi um dos maiores desafios de Lupin e o um dos poucos vilões de quem realmente Lupin sentiu medo.

O episódio 13 também ganhou remake no especial Elusiveness of the fog.

O episódio final é muito divertido. Uma das minhas partes favoritas é discussão de Zenigata com o chefe. O plano de Lupin para enganar Zenigata é perfeito, porém não sai exatamente como planejado.

O episódio 19 é outro clássico de Lupin, onde surgem vários Lupin e é sempre refeita, porque é um clássico de Lupin.

Em minha opinião, as histórias da parte I envelheceram bem.

Uma curiosidade é que na dublagem em Espanhol mudou os nomes dos personagens centrais. Soube que no caso do Lupin, que ganhou o nome de Aramis, por causa dos direitos autorais. Lupin está em domínio público a pouco tempo.

Os nomes trocados na dublagem em Espanhol são: Jigen =Julian, Fujiko =Vanessa, Zenigata= Inspetor Zuniga, o mais curioso Goemon = Ramon (eu achei engraçado um samurai com esse nome)

, Kyousuke Mamo = Fantasma Menedez e Pycal virou Chacal.

Meus episódios favoritos: 2, 5,7,9,13,18, 19 , 22 e 23.

Outra preferência minha é pela música de abertura em Espanhol. Também gosto muito da música de encerramento original.


Parte II: A mais popular no Japão com 155 episódios conhecida com Red Jacket.  A partir dessa série Lupin virou um personagem que encanta também as crianças e não somente adultos. Honestamente achei uma sacada genial, porque trouxe mais fãs e a série virou um xodó dos japoneses.

 Li em algum lugar que a classificação indicativa de fato caiu para a partir dos 12 anos, o que eu acredito que facilitou a popularização da série no Japão.   

Durante essa série que são lançados os dois filmes mais influentes da franquia: O segredo de Mamo e O Castelo Cagliostro.

Outra característica muito interessante e positiva é que abriu o leque para outros gêneros de histórias para Lupin, além do policial e da ficção cientifica. Na parte II temos histórias com elementos de terro, fantasia, romance e claro policial e ficção científica e muito humor. E existe muita referência à literatura policial clássica.

E fiquei encantada com a coragem dos roteiristas dessa série em escalar como vilões Sherlock Holmes, Salvador Dali e até o Superman. Mas acho que na época tinha mais liberdade pra isso.

Porém nem tudo são flores, algumas histórias envelheceram mal pelo tempo e algumas são um pouco fracas, mas nada que tire o brilho do auge de Lupin.

Na parte II também vem a trilha sonora clássica de Lupin com muita influência de jazz e bossa nova.

Em minha opinião os episódios do Jigen e do Goemon estão sempre entre os melhores da série e da franquia. 

Vou deixar uma pequena lista dos meus episódios favoritos: 1,2,13,15,16,19,20,21,22,24,26,32,36,40,42,45,46,50 e 51(episódio em duas partes),57,58,62,66,69,75,76,79,82,84,85,93,94,98,99,100,103,108,109,110,111,112,116,120,129,132,134,135,137,148,151 e 152.

O 145 e 155 foram dirigidos por Hayo Miayazaki e são excelentes na parte técnica e as histórias são boas, mas não são meus favoritos, embora eu tenha gostado deles.

Um dos episódios mais marcantes para mim é o 112, onde Goemon é sequestrado e brutalmente torturado para revelar o ponto fraco de Lupin. Foi a partir desse episódio que eu comecei a procurar o restante da série em outros lugares. Pois o canal oficial fez o anúncio, mas demorou muito para passar e eu estava curiosa.

Na época achei que o Goemon ia morrer e o Goemon da parte 4 fosse algum parente. 😊

Outro bom episódio do Goemon e que o transformou em meu personagem favorito foi O Lobo vê o Anjo, onde uma garotinha cega confunde Goemon com um anjo.

Outro que dos meus favoritos é o 76, onde Jigen vai ajudar a irmã Angélica uma ex-namorada. Achei interessante ele tocarem no tema do Apartheid na África do Sul.

O mesmo tema aparece no episódio do Homem Camaleão, mas no 76 tem uma crítica política muito boa. É de longe um dos grandes momentos do Jigen na franquia, em minha opinião.

Outro grande episódio do Jigen é o 129, onde ele ajuda uma moça a recuperar o presente dado pelo pai em meio a uma revolução armada. Jigen é um moço muito adorável, apesar de ranzinza. 

No episódio 79 aparece outro bom vilão da franquia, pois ele consegue hipnotizar Fujiko e Goemon para que matem Lupin. Daria até um bom especial.



Parte III: É uma espécie de ovelha negra dos fãs de Lupin, ou um patinho feio, como eu chamo. Muitos fãs de Lupin não gostam, acho que pelo design de personagens. E de fato o design de personagem dos animes dos anos 80 e 90 em minha opinião, era lindo. 

Mas aparentemente os japoneses gostaram dessa série, pois a TMS do Japão lançou alguns episódios em coleções no Youtube deles e alguns episódios foram bem votados na escolha dos fãs japoneses.

Concordo com o que um youtuber norte-americano comentou, que a Parte III é uma boa combinação entre as Partes I e II. O humor aqui é mais cartoonesco e sexual que é muito próximo do mangá original.

Eu realmente gosto da música de abertura dessa série. Acho que a letra representa bem o universo de Lupin III. Na verdade, eu sei a tradução graças aos fansubs, não falo Japonês. 

E tem a brasileira Sônia Rosa cantando a música de um dos encerramentos.

Achei interessante que Lupin se envolve com outras mulheres e em um dos episódios Fujiko chega a se apaixonar por outro homem. E outra vez Jigen e Goemon têm episódios ótimos, para deixar claro que é a minha opinião.


Porém até agora é a série com o final mais fraco, a meu ver.

Meus episódios favoritos: 1,2,5,6,7,10,12,14,12,17,23,24,27 e28(episódio duplo),30(para mim o melhor da série),40,41 e 47.


Parte IV: A série onde eu finalmente pude assistir Lupin. A série se passa na Itália e em San Marino. Aqui começaram a criar arcos para Lupin e gangue. E para mim tem uma das animações mais bonitas da franquia.

 Essa série é a minha adaptação moderna de Lupin favorita. Porém eu gosto mais dos episódios oneshot. Acho que foi uma boa entrada de Lupin na modernidade, além de ser uma série muito divertida.

Assistindo outra vez a série no Youtube passei a gostar um pouco da Rebeca. Admito que não gostava da personagem e cheguei a pular os episódios focados nela, com exceção dos episódios finais.

Foi quando dei um tempo e fui procurar as outras partes de Lupin III. 

Creio que o arco final é um tipo de remake de O Segredo de Mamo, mas eu não gostei muito do vilão em si. Mas gostei que nenhum dos personagens principais foi enfraquecido para o super-vilão mostrasse força.

Gosto muito do remake do episódio 4 da primeira parte, onde Lupin é preso por Zenigata e ninguém da gangue vem salvar o ladrão mais amado do Japão. O final é ótimo.

Também gostei muito do episódio do Jigen ajudando a enfrentar um valentão que aterroriza uma cidade. 

E o episódio de Goemon é maravilhoso, onde Goemon é contratado junto com outros assassinos profissionais para matar um ditador africano. A história mostra bem a força e o lado romântico e gentil do Goemon, sem esquecer que ele é um assassino muito eficaz.  E não exagera na timidez de Goemon em relação as mulheres.

Achei muito interessante o episódio, onde o líder de uma seita religiosa hipnotiza um dos membros da gangue de Lupin para que eles matem uns aos outros. Na primeira vez que eu assisti fique um pouco na dúvida de que era a marionete, como é chamado o hipnotizado na história.

Acho a cena final do último capítulo uma das mais bonitas e tocantes da franquia. 

Meus episódios favoritos: 1,3,4,9,13,16,17,19,21 e 24.


Parte V: Resolvi dar uma segunda chance a ela, mas eu não curto ela tanto assim. É uma série com muitas virtudes bem animada e com bons episódios. Achei que é uma grande homenagem a Lupin III e sua história e senti que existia uma grande paixão dos realizadores da série.

Aqui os cinco personagens principais são bem aproveitados, alguns eventos de outras séries e do mangá são aproveitados. Introduzem um novo personagem, o policial Yata.

Achei muito legal a mudança das cores do paletó do Lupin, dependendo da história nos oneshots.

Mas eu não gostei tanto. Se falava muito dos lanços entre Lupin e os companheiros de gangue e com Zenigata e que os tempos são outros, que comecei a cansar do papo e corri para os episódios finais. Ficou parecendo que Lupin e gangue caíram em outro mundo, só que pelo menos pra mim não faz sentido sendo que são personagens jovens e não senhores da terceira idade.

Também tem alguns episódios onde parece que personagens de outros animes estão na história de Lupin e causa uma sensação muito estranha, pelo menos pra mim.

Os dois capítulos finais realmente são muito bons. O final é muito bom ver como Lupin consegue vencer o vilão com inteligência. Confesso que eu também não gostei do vilão final. É bem provável que eu esteja saturada de vilões falantes demais e “manipuladores”.

 O antepenúltimo episódio onde tem um duelo entre Lupin e Goemon é uma bela homenagem ao Goemon, mas ao mesmo tempo o tornou mentalmente muito fraco, de uma forma que nem parece o mesmo personagem que foi brutalmente torturado para não revelar a fraqueza do amigo. Além de exagerarem muito no anacronismo do Goemon, que até a parte III pilotava helicópteros e navios e sabia dirigir caminhões e não consegue mexer no smartphone. 

 E algo nesse duelo entre Lupin e Goemon me lembrou Naruto e Sasuke, porém é um bom episódio.


Meus episódios favoritos: 1 a 3,6,12,17,18,20, 22,23 e 24.


Uma Mulher Chamada Fujiko: Eu me diverti com essa série de uma maneira pouco ortodoxa e porque eu tenho um certo senso de humor. Porém não é minha série favorita, mas sei que fãs americanos de Lupin adoram essa série.

Pode ser que o fato da Fujiko não seja minha personagem favorita da série influencie no meu gosto pessoal, mas verdade é que eu não gostei da história em si. Porque tem episódios dedicados a Fujiko nas outras séries que são brilhantes.


Acho que o citado episódio 9 da parte I é uma boa história sobre o passado da Fujiko. E quando fui assisti pela primeira vez esperava algo assim. E não algo um infância traumática e outras coisas.


E eu não detesto a Fujiko chan, eu gosto muito dela, ela só não é a minha preferida.


Parte VI: Honestamente eu não gostei da série de maneira geral. Um dos motivos é fato de apagarem alguns personagens principais, em especial o Zenigata e Goemon. Porém Goemon ainda ganhou um episódio bem divertido. Só que Zenigata nem isso teve e ele é uma das graças de Lupin III.

O tal confronto contra Sherlock Holmes, pelo menos pra mim não funcionou. E em minha interpretação, parecia querer agradar mais aos fãs de Holmes do que qualquer outra coisa. 

A segunda parte da série é um pouco melhor que a primeira parte.

Jigen como sempre ganhou os melhores episódios da série. Parece que os roteiristas japoneses amam o Jigen. Já o episódio do Goemon foi até divertido e até achei criativo, mas não chega perto de outros episódios dedicados ao Goemon.

O final foi o que se espera de Lupin. Eu gostei do episódio, mas não amei.

Alguns episódios que eu gostei: 15,16,17 e 24



Caso alguém se interesse em ver Lupin III, mas tenha preguiça de assistir animes muito antigos, eu recomendaria ver Lupin III: Episódio 0 e Is Lupin still burning.

Sobre os filmes de Lupin vou comentar sobre eles em posts futuros. 😊


Para ver Lulpin III no Youtube em Espanhol e legendado em Português : TMS Latino (13) TMS Anime Latino - YouTube  Tem as partes 1 e 4 completas.

TMS tem a parte 1 completa em Inglês e alguns episódios da parte 2 também em Inglês (13) Anime! on TMS Official Channel - YouTube





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Netflix e Animes

 No primeiro post do ano resolvi comentar sobre o vídeo do excelente canal Intoxi Anime. Nele o dono do canal expõe o lado bom e ruim do aco...