sábado, 11 de novembro de 2023

A Obra vs O Artista

 








Tenho pensado muito nessa questão nos últimos tempos, pois venho observando que os mais jovens e muitas pessoas mais velhas se recusam a separar artista da obra.

Vejo muita gente que diz se um escritor é de direita ou de esquerda ele não deve ser lido apenas pela discordância política do leitor, sem se importar se os livros desse determinado autor ou autora é bom como arte, informação ou entretenimento. As pessoas têm levado a política um nível de fanatismo assustador.

O que é estranho já que as pessoas vivem pregando tolerância, mas odeiam ouvir qualquer um que se atreva a contrariar suas opiniões.

No momento estou lendo um escritor que era socialista e eu honestamente não simpatizo com esse tipo de ideia, mas nem por isso vou largar os livros que estou lendo e tocar fogo por causa da visão dele. O mesmo vale para Olavo de Carvalho, de quem eu discordo em muita coisa, mas ele tem algumas informações sobre Literatura muito interessantes.

Um exemplo é o caso de Michael Jackson que nos dez anos de aniversário de sua morte teve um documentário com denuncias póstamas de pedofilia. 

Lembro que chegaram a cogitar a ideia de banir as músicas de Michael Jackson dos streamings de música, a estátua do músico foi retirada do museu de cera. Numa tentativa de apagar um dos maiores artistas da música Pop, sendo que Michael foi absolvido duas vezes pela justiça.

Sei que é muito complicado amar uma obra e admirar um artista e depois descobrir que ele não é quem a gente imaginava, mas também é muito arrogante exigir que alguém seja o que idealizamos. Para mim essa atitude de exigir que determinado artista seja quem nós queremos e não quem ele é, não passa de sentimento de posse.

Por exemplo um músico pode compor e gravar lindas canções de amor e ter um coração bastante frio e não se importar com ninguém além dele mesmo, mas não quer dizer que a música que ele cria é ruim e deva ser banida apenas por que o músico não é ‘’bonzinho’’ como nas fantasias das pessoas.

Cada ser humano é único e nem um ser humano é poço de bondade e pureza. E sempre se deve separar a arte do artista.





Netflix e Animes

 No primeiro post do ano resolvi comentar sobre o vídeo do excelente canal Intoxi Anime. Nele o dono do canal expõe o lado bom e ruim do aco...